sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Estreia da 2ª temporada de "O Rei dos Pés Inchados"




Agosto traz novidades para quem acompanha o espetáculo "O Rei dos Pés Inchados". É que nesse mês, nos dias 30 e 31, abriremos a segunda temporada de nosso espetáculo no Theatro São João. Se você ainda não viu "O Rei dos Pés Inchados", acompanhe o que já disseram sobre ele nas redes sociais.



Luciano Bonfim - Poeta e Professor do curso de Pedagogia da UVA.

Adrine Ferreira Veras é professora do curso de Letras da UVA,

Wellington Mendes é arte-educador, ator e estudante do curso de Letras da UVA.


Serviço:
Dias 30 e 31 de Agosto de 2014
às 20:00h
Theatro São João
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Ficha Técnica:
Texto e Direção: Thyago Teixeira
Elenco: Alexandre Fontenele, Emanoel Rocha, Jander Alcântara e Márcio Tibúrcio. 

Estação Jovem de Cultura


O projeto "Estação Jovem de Cultura" é uma parceria da Cia. do Batente com a Secretaria de Cultura e de Turismo de Sobral. O intuito deste projeto é realizar uma formação itinerante nas Estações de Cultura do município de Sobral, mapeando e oferecendo formação para os jovens atendidos pelo programa a fim de enriquecer a experiência artística que já vem sendo desenvolvida pelos jovens. O ponto de partida nessa estação é a temática da Cultura de Paz. A Cia do Batente começou a desenvolver o trabalho interno para oferecer um bom trabalho para esses jovens de nossa cidade. Em breve mais notícias estarão disponíveis nosso blog.



Realização:

Los Girasoles de Esteban





O espetáculo "los girasoles de esteban" é um monólogo escrito e dirigido por Jander Alcântara e inspirado no conto "El ahogado mas hermoso del mundo" de Gabriel García Márquez. O monólogo explora o universo onírico de García num povoado que pode ser qualquer um. Um afogado gigantescamente belo surge e todos do povado acabam se tornando parentes entre si através do morto e adiam, a todo momento, o momento da depedida do seu filho trazido pelas águas.







Ficha Técnica
Texto e Direção: Jander Alcântara
Elenco: Jander Alcântara
Sonoplastia: Daniel Ribeiro
Iluminação: Maicon Rocha
Fotografia: Souza Júnior

O Rei dos Pés Inchados


 O espetáculo "O Rei dos Pés Inchados", texto e direção de Thyago Teixeira,  é uma adaptação contemporânea da tragédia Sofocleana "Édipo Rei". Ao som de música eletrônica, funk e outras influências, os quatro atores-narradores (Alexandre Fontenele, Emanoel Rocha, Jander Alcântara e Márcio Tibúrcio) embriagam-se de vinho e convidam a plateia para uma discussão sobre a vida, destino e amor.
Para a montagem do espetáculo, a Cia do Batente, realizou experimentos com o público acerca do mito edipiano transformando o fazer teatral numa experiência de troca entre espectador e atores. Para isso, o grupo realizou estudos nas literaturas que contemplam o mito - como Sófocles e Cocteau - no cinema - com Woody Allen e Pasolini - etc.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Thyago Teixeira
Elenco: Alexandre Fontenele, Emanoel Rocha, Jander Alcântara e Márcio Tibúrcio.
Sonoplastia:  Cia do Batente
Iluminação: Thyago Teixeira
Figurino: Cia do Batente
Fotografia: Manoel Messias.



Projeto de Vivência "Os Pés Inchados" aproxima atores e público no novo processo de montagem da Companhia

Com a ideia de aproximar o espectador com o fazer da cena teatral, a Cia do Batente abre as portas de seu novo processo de montagem baseado no mito do Rei Édipo e na tragédia grega, oportunizando um diálogo mais instantâneo entre espectador e elenco. Ao considerar que o espectador também constitui parte fundamental na construção de sentido dessa mesma cena, o Projeto de Vivência “Os Pés Inchados” propõe, por meio de oficinas, compartilhar as etapas da pesquisa teatral, levando o espectador a se aproximar do fazer teatral não somente pelo viés da apreciação, mas também pela própria criação artística.

A Vivência, que integra a programação de aniversário do Theatro São João, acontecerá entre os dias 21 e 24 de setembro e será aberta ao público. As oficinas serão ministradas pelos atores da Cia do Batente e também pelo Prof. Dr. Marton Gèmes, que fará um debate de abertura sobre mito, tragédia e Édipo.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21, 14h às 18h

Mito, tragédia e Édipo
Debate de abertura com o Prof. Dr. Marton Gémes

Apreciação de filmes com a temática do trágico e do mítico
Jander Alcântara

Dia 22, 14h às 18h

Estudo da dramaturgia de Édipo
Ator e diretor Emanoel Rocha

Estudo e exercícios sobre fotoarte
Prof. Thyago Teixeira

Dia 23, 17h30 às 21h

Estudo do mito edipiano
Prof. Thyago Teixeira

Estudos pré-expressivos e improvisação de cenas
Ator e diretor Emanoel Rocha

Dia 24, 17h30 às 21h

Finalização dos estudos sobre Édipo e mostra dos trabalhos realizados na vivência.

SERVIÇO

Inscrições gratuitas
Local: Theatro São João
Praça São João, S/N – Centro. Sobral (CE)
Tel.: (88) 3611.2430
E-mail: cultura@sobral.ce.gov.br / ciadobatente@yahoo.com.br

Cia do Batente reestreia "Romã, Romã... Quem trouxer uma poesia!"

A Cia do Batente reestreia o infantil Romã, Romã... Quem trouxer uma poesia!. Inspirado em poemas de Cecília Meireles, Romã, Romã... resgata todo o encanto da infância através de cantigas de roda, jogos e brincadeiras infantis. O espetáculo faz parte da programação de aniversário de 132 anos do Theatro São João, de Sobral, Ceará.

Designed By Seo Blogger Templates
-->

O grupo

Emanoel Rocha
Iniciou as atividades teatrais em 1996 no grupo Abre a Boca em Cena. Participou de vários trabalhos junto a outros grupos (Cia. É..., Cia. Caiçara), dirigiu e atuou em leituras dramáticas pelo SESC e UFC, formando em 2001 o Grupo Ambulantes. Participou também do Projeto Oficina-montagem do espetáculo Esperando Godot, em 2004, pela ECCOA. Em 2006, estreou como diretor no espetáculo O Marinheiro, de Fernando Pessoa, e em 2009 dirigiu o espetáculo Quarto Escuro, inspirado no romance "Ciranda de Pedra" de Lygia Fagundes Telles.

Thyago Teixeira
Professor de Língua Portuguesa e suas Literaturas, ator e diretor teatral, especialista em arte-educação com pesquisas na áreas da dramaturgia e adaptação literária.







Alexandre Fontenele
Graduado em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (agora IFCE) e estudante de Música pela Universidade Federal do Ceará, participou da Estação Teatral Funarte 2007 e do Curso de Direção, ministrado por Chico Expedito, realizado em 2010. Atuou no Projeto Dramaturgia em Cena, realizado pelo SESC, com a leitura dramática do texto Sarapalha sarafogo, adaptação do conto “Sarapalha” de Guimarães Rosa.



Jander Alcântara
Estudante de Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e pesquisador de linguagens audiovisuais, estudos literários e artes cênicas. Atuou na interpretação e concepção do espetáculo Irremediável, sob a direção de Cecília Raiffer, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz pela Funarte em 2007.




Márcio Tibúrcio
Estudante de Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, iniciou suas atividades teatrais em Santana do Acaraú pela Cia. Boneco de Pano, a qual ele foi membro fundador. Pela Cia do Batente realizou as leituras dramáticas Psicose 4.48, de Sara Kane, Um Grito Parado no Ar, de Gianfrancesco Guarnieri e os espetáculos "Entre Coturas e Sonhos" e "O Rei dos Pés Inchados".



Manoel Messias
Estudante de Música pela Universidade Federal do Ceará, ator, músico. Participou da Estação Teatral Funarte 2007 e do Curso de Direção, ministrado por Chico Expedito, realizado em 2010. Atuou no Projeto Dramaturgia em Cena, realizado pelo SESC, com leituras dramáticas dos textos De braços cruzados, de Emanuel Nogueira, Noite serena de lua cheia, de Orlângelo Leal, e Sarapalha sarafogo, adaptação do conto “Sarapalha” de Guimarães Rosa.




Marylene Duarte


Iniciou no Teatro com o Projeto Teatro Oficina, realizado de 1992 a 1994, sob a direção de Rogênio Martins. Em 1995 foi indicada ao Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no I Festival de Teatro do Projeto ABC, ganhando o 1º lugar com o texto Enquanto nós latimos a caravana passa, de Arthur Guedes, com direção de Sérgio Siebra. Dois anos depois, ganhou o 2º lugar na segunda edição do mesmo festival com o espetáculo O rapto das cebolinhas, direção de Alberto Lima. Atuou na montagem da Paixão de Cristo pelo Projeto ABC em 1997, 1999, 2000, 2001 e 2002. Teve participação especial no espetáculo A saga do entra e sai no reino dos sobrados, texto de Denis Melo apresentado no Teatro São João (Sobral-CE) na entrega da Placa Cultural Domingos Olímpio, em 1996. Está na Cia do Batente desde a sua fundação como Grupo de Pesquisa em Teatro Infantil (GPTI) em 1999. Em 2009 atuou no espetáculo Quarto escuro, inspirado no romance “Ciranda de Pedra”, com direção de Emanoel Rocha.